O que vim mapear aqui...

Mapeando meus sentidos e rabiscando impressões.

"Porque tu sabes que é de poesia, minha vida secreta..."(De Ariana para Dionísio)

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ano Novo: Esperas o que?



Todo final de ano é assim: listas e listas. Promessas, desejo secretos, metas, sonhos, uma lista que acaba tomando outro rumo.
Minha lista dessa vez é de gratidão.
Esse foi um ano dificil para mim. Muitas perdas, inúmeras mudanças. Mudei de cidade, mudei de casa, mudei de profissão, de vida. Ganhei muitas coisas no meio dos embrulhos que chegavam escritos: "Você perdeu tal coisa..."
Andei me embrulhando também, de frio, de medo, por pura resistência ao novo. E foi quando me desvencilhei dos enlaces da insegurança, que pude viver, realizar, aprender.
Este foi o ano de pessoas em minha jornada. Conheci muita gente bacana, pessoas que me ensinaram um monte de coisas, outras que me ajudaram quando eu estava quase desistindo, outras que me deram colo e afeto. Citar nomes seria um engano, minha memória seletiva e sem critérios sólidos, esqueceria algum nome importante.
Entre os ganhos que sempre me mantiveram de pé e que compuseram o equilibrio que é viver: o ganha e perde de cada escolha, conquistei experiência e consciência na vida espiritual. Entrei em contato com uma das experiencias mais marcantes do lado espiritual que alimento e busco.
Viajei muito também, a passeio e a trabalho. Conheci outras realidades, entrei em contato com culturas diversas, voltei mais forte e consciente do meu agir diante da vida.
Se em alguns momentos, relações ficaram dificeis, pessoas ficaram pesadas...Lembrei da frase de Dom Helder Câmara: "As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leve-as no coração"
Cada perda, trouxe junto um aprendizado de presente. E o sentimento maior é sempre o de gratidão. Entendendo sempre que minha felicidade é uma construção pessoal, sem esquecer de ajudar as pessoas que vão cruzando meu caminho.
E no final, seja do ano, seja do que termina no ciclo natural da vida, a felicidade que tentamos alcançar nas listas futuras, está onde nós estamos. Ou não está em lugar nenhum. O que vem no instante seguinte, só existe no nosso pensamento e vontade.
A Felicidade? "Existe, sim: mas nós não a alcançamos. Porque está sempre onde a pomos, e nunca a pomos onde nós estamos." (Vicente de Carvalho)




Um Ano Novo Presente pra todos nós!

Um comentário: